top of page
HN9980_kaxinawa_edited.jpg

O projeto Meri Ore Eda, que significa na língua Bororo "Morada dos Filhos do Sol", foi proposto pelo próprio povo Boe, com o objetivo principal resgatar e preservar a tradição, os costumes tradicionais da cultura Bororo.

 

A proposta foi criar uma aldeia tradicional modelo, dentro da reserva Meruri (município de General Carneiro – MT), com toda a arquitetura fundamentada na sua ancestralidade, oito casas dispostas em forma de círculo, construídas em madeira e palha de buriti trançadas. No centro está o pátio, lugar de cerimônia, danças e onde fica também o Baito - casa dos homens - local onde são realizadas as reuniões e tomadas as decisões importantes para o coletivo. O Baito, com seu eixo maior na orientação Norte / Sul, e seu eixo menor Leste / Oeste, divide a aldeia em duas metades: Eceráe e Tugarége.  Uma normativa que estabelece e regula a sociedade dividida em clãs e sub-clãs, e representados na espacialidade da Bóe e -wá, aldeia Bororo, onde a disposição das moradas ao redor do círculo possui uma marcação definida e imutável assentada pela ordem de igualdade e complementaridade.

 

"Temos que preservar nossa cultura para que sejamos preservados. O povo existe se ele tiver cultura, tradição", afirmou Paulo Miriekuréu, liderança indígena Bororo e proponente do projeto junto ao Ministério da Cultura (em 2004). 

bottom of page